Conheça o Yorkshire Terrier!

Escrito por

Com seus pelos longos e sedosos e um topete elegante, o York como é carinhosamente chamado, é um dos representantes mais charmosos do mundo canino.

Derretendo corações por onde passa a origem desses pequenos valentões remonta ao século 19, em Yorkshire, na Grã Bretanha.

Sua primeira aparição foi em 1861 em uma competição onde ainda era conhecido como Broken Hearted Scottish Terrier ou Terrier Escocês de Cabelos Partidos e ficou conhecido assim até 1870, em que, durante uma exposição um reporter aconselhou que mudassem o nome para  Yorkshire Terrier, pois é um local onde que mais tinha se desenvolvido.

Acredita-se que  os Yorkies se desenvolveram a partir de cruzamentos de várias Terriers e sua principal função na época era caçar ratos e outros roedores e minas de carvão e fábricas de algodão. Os Yorkies fazem jus a essa origem caçador que amam brincadeiras que simulem a caça, é comum vê-los empurrando alguns de seus brinquedinhos para baixo do sofá só para tentar pegar novamente.

A pelagem característica é longa e varia do pelo acinzentado até o mais brilhante dourados e devido ao seu porte esbelto, são muitas vezes criados para competições. Essa beleza toda faz deles parecerem verdadeiros tapetes mágicos.

Uma das características mais marcantes da raça é que eles se adaptam rapidamente ao ambiente onde vivem. Uma família calma terá um cãozinho que parece ter saído da realeza, enquanto uma família mais agitada, terá um grande companheiro nas mais diversas aventuras. Os Yorkies são excelentes cães de companhia, adoram ficar no colo e não vêem o menor problema em brincar até cansar com crianças, mas fique atento, pois carregá-los freqüentemente no colo estimula o comportamento agressivo e também pelo seu tamanho reduzido, faz deles cães de estrutura frágil, que podem se machucar facilmente.

Ao mesmo tempo que são meigos e afetuosos,  os Yorkies podem ser bastante territoriais e assim, tendem a latir mais que o comum, por isso, é muito importante que sejam socializados com outros cães e pessoas desde filhotes.

Os Yorkshire Terrier são extremamente ativos e apesar de pequenos, aguentam longas caminhadas, também o que pouca gente sabe, é que os Yorkies adoram água, são excelentes nadadores.

Já que estão sempre atentos e prontos para alertar o seu dono a qualquer momento estranho, são ótimos cães de guarda, além disso os Yorkies são tão corajosos e confiantes que às vezes até parece que esquecem de seu verdadeiro tamanho.

 

Compartilhe o Amor!

Marcadores: